cabo frio praia pero

Com um pouco mais de 7Km de extensão, a Praia do Peró em Cabo Frio - RJ - é considerada um paraíso por muitos. Grande parte de sua orla é cercada pela Área de Proteção Ambiental (APA) do Pau-Brasil com suas dunas de areias brancas e uma típica vegetação rasteira.

Tamanha beleza encantou o Club Med que desenvolveu um projeto para instalar um resort no local. O assunto gerou polêmica devido à questão ambiental e até o momento não foram iniciadas suas obras.

Podemos dividir a praia do Peró em 3 partes:

1) A parte inicial que fica mais próxima da praia das Conchas é a única com uma orla asfaltada e, por isso, o acesso é mais fácil, gerando ali um maior movimento. Possui quiosques, guarita de salva-vidas, balizas para um futebol, rede de vôlei (onde pratica-se o futevôlei também). Este pedaço é conhecido pelo seu nome original mesmo - Praia do Peró.


2) A parte central é conhecida como Praia Dunas do Peró, seu acesso é por uma rua de chão localizada na estrada do Guriri (ou estrada Nova para Búzios) entre o Condomínio dos Pássaros e a Pousada Cabufa. Este caminho até a praia é feito por dentro da APA do Pau-Brasil e produz um belo cenário para contemplação das dunas existentes ao redor. Na praia temos quiosques rústicos e uma natureza única para quem gosta de sossego e tranquilidade.

 

3) A parte final da praia faz o limite com Búzios e é chamada de Pontal do Peró. Aqui a natureza manda no local, não existem quiosques e o movimento de pessoas é quase inexistente, somente em alta temporada pode-se encontrar frequentadores. Um monte de rochas finaliza a praia e é possível subí-las para apreciar a vista de cima tirando boas fotos. O acesso até esta parte da praia fica no final da estrada do Guriri, um pouco antes do IFF (Instituto Federal Fluminense) de Cabo Frio. No caminho até este local da praia não existem placas, mas não é difícil encontrá-la.

Veja o mapa abaixo:

Mapa da Praia do Peró em Cabo Frio